INTRODUÇÃO

Considerando a complexidade do mudo contemporâneo é aceitável a compreensão de que o arsenal tecnológico à disposição do tratamento em saúde seja cada vez mais sofisticado. Nesse universo, cabe ao Cuidado Intensivo a responsabilidade de usar e saber explicar tais recursos na busca da sobrevida e melhoria da qualidade de vida. Nesse ponto, confere-se como atribuição do Cuidado Intensivo o monitoramento e tratamento intenso, de forma que busque a recuperação do paciente crítico e lhe devolva à sociedade em condições de desenvolver suas funções habituais. Submersa nesse contexto, encontra-se o enfermeiro, responsável pelo monitoramento desses pacientes e co-participante dos resultados terapêuticos. Portanto, diante da necessidade de instituição de métodos/procedimentos terapêuticos à aquisição da estabilidade orgânica, algumas complicações podem surgir. É nesse momento que cabe ao enfermeiro, a compreensão da instalação dessas complicações e a instituição precoce de cuidados que visem minimizá-las, através dos Diagnósticos de Enfermagem (DE).

Banca Examinadora

Este trabalho de construção multimídia, somente foi possível e disponibilizado on-line, após a avaliação por duas bancas examinadoras. A primeira que avaliou a proposta de construção e a segunda que avaliou o trabalho concluído.
Para a composição das bancas foram convidados profissionais da saúde (enfermeiros) que possuiam experiência prática em UTI, bem como fazem parte da docência; os quais são mestres e especialistas em terapia intensiva.
Portanto, o conteúdo teórico e a construção dos quadros e fluxogramas desta página, bem como a metodologia empregada, foram avaliados e considerados qualificados para a disposição à web.


Membros da Banca:


Dagoberto Mior de Paula - Mestre em Saúde e Gestão para o Trabalho. Especialista em Terapia Intensiva e Especialista em Metodologia do Ensino para Profissionalização em Enfermagem.

Elizandra Faria de Andrade -  Especialista em Terapia Intensiva.

Jaci Simão Böing - Mestre em Saúde e Gestão para o Trabalho e Especialista em Terapia Intensiva.

Descrição dos Procedimentos