INTRODUÇÃO

Considerando a complexidade do mudo contemporâneo é aceitável a compreensão de que o arsenal tecnológico à disposição do tratamento em saúde seja cada vez mais sofisticado. Nesse universo, cabe ao Cuidado Intensivo a responsabilidade de usar e saber explicar tais recursos na busca da sobrevida e melhoria da qualidade de vida. Nesse ponto, confere-se como atribuição do Cuidado Intensivo o monitoramento e tratamento intenso, de forma que busque a recuperação do paciente crítico e lhe devolva à sociedade em condições de desenvolver suas funções habituais. Submersa nesse contexto, encontra-se o enfermeiro, responsável pelo monitoramento desses pacientes e co-participante dos resultados terapêuticos. Portanto, diante da necessidade de instituição de métodos/procedimentos terapêuticos à aquisição da estabilidade orgânica, algumas complicações podem surgir. É nesse momento que cabe ao enfermeiro, a compreensão da instalação dessas complicações e a instituição precoce de cuidados que visem minimizá-las, através dos Diagnósticos de Enfermagem (DE).

Objetivos

Objetivo Geral:

Descrever os Diagnósticos de Enfermagem relacionados aos procedimentos terapêuticos empregados aos pacientes em Unidades de Terapia Intensiva adulto, bem como propor as intervenções de enfermagem em um blog multimídia.


Objetivos Específicos:


a)Descrever os principais procedimentos terapêuticos empregados nos pacientes graves em Unidade de Terapia Intensiva e seus respectivos agravos produzidos.


b)Descrever os Diagnósticos de Enfermagem oriundos dos agravos/danos provocados pelos procedimentos terapêuticos nos pacientes graves em cuidado intensivo.

c)Propor uma relação de intervenções de enfermagem aos Diagnósticos de Enfermagem descritos para atender as metas propostas por Carpenito – Moyte (2008).


Descrição dos Procedimentos