INTRODUÇÃO

Considerando a complexidade do mudo contemporâneo é aceitável a compreensão de que o arsenal tecnológico à disposição do tratamento em saúde seja cada vez mais sofisticado. Nesse universo, cabe ao Cuidado Intensivo a responsabilidade de usar e saber explicar tais recursos na busca da sobrevida e melhoria da qualidade de vida. Nesse ponto, confere-se como atribuição do Cuidado Intensivo o monitoramento e tratamento intenso, de forma que busque a recuperação do paciente crítico e lhe devolva à sociedade em condições de desenvolver suas funções habituais. Submersa nesse contexto, encontra-se o enfermeiro, responsável pelo monitoramento desses pacientes e co-participante dos resultados terapêuticos. Portanto, diante da necessidade de instituição de métodos/procedimentos terapêuticos à aquisição da estabilidade orgânica, algumas complicações podem surgir. É nesse momento que cabe ao enfermeiro, a compreensão da instalação dessas complicações e a instituição precoce de cuidados que visem minimizá-las, através dos Diagnósticos de Enfermagem (DE).

Procedimentos Terapêuticos em UTI

Nessa abordaram-se os principais e mais comuns procedimentos realizados em UTI à pacientes adultos. A partir da pesquisa bibliográfica, constataram-se quais as principais situações patognomônicas que determinam a internação em UTI. Com isso, procedeu-se ao levantamento de quais procedimentos essas situações exigiam. Sendo assim, os principais procedimentos encontrados foram: intubação traqueal; cateterização endovenosa; sedação e bloqueio neuromuscular; sondagem nasoenteral; sondagem vesical (cateterismo vesical de demora) e drenagem de tórax.

Acesse aos links, a seguir, para entrar nos conteúdos específicos:

Na sequência dessa categoria permitiu a subdivisão à uma categoria co-dependente dos procedimentos, ou seja, a medida que estes foram descritos e compreendidos procedeu-se a explicação das variáveis que os mesmos determinavam e, assim, pôde-se realizar a inferência dos Diagnósticos de Enfermagem determinados pela vigência do procedimento em questão.

Descrição dos Procedimentos